VOCÊ QUE FAZ PARTE DO ECC DE NEVES, ATUALIZE SEUS DADOS E RECEBA INFORMAÇÕES NO SEU EMAIL ***
 




Vem, Espírito Santo

O Pentecostes é uma importante festa do ciclo litúrgico da Páscoa. É o ornamento da Páscoa de Cristo. É uma solenidade que destaca o dia em que os apóstolos se reuniram à espera do Espírito Santo. Mas muito antes de ter esse caráter celebrativo próprio dos cristãos, Pentecostes foi uma festa muito importante dos judeus.  Podemos dizer que era um grande festival de agricultura, onde se celebravam as primeiras safras da terra.

O Pentecostes na Bíblia é conhecido por vários nomes: Festa da /colheita (EX 23.16); Festa das Semanas por causa da duração de sete semanas (/dt 34.22; Num 28.26; Dt 16.10); Dia das Primícias dos /frutos (Num 28.26). A festa também tinha importante função social, que não pode ser negada. /consequentemente, esta união de todo o povo de Deus em prol de uma celebração religiosa que reconhecia a intervenção de Deus em suas vidas talvez seja o que há de mais significativo, pois muitos judeus vinham de longe para este momento.

Para os cristãos, o primeiro Pentecostes, depois da morte de Jeus, cinquenta dias depois da Páscoa, é o dia em que o /espírito /santo sobreveio ao pequeno grupo de cristãos que ainda permaneciam em Jerusalém (cf. At 2,1-4). De fato eles permaneceram na cidade de Jerusalém aguardando a promessa do Ressuscitado (cf. Lc. 24,49). Tal permanência evoca a unidade tão querida por Jesus Cristo em João: “para que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em mim e eu em Ti. E para que também eles estejam em nós, afim de que o mundo acredite em Ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que Tu, me enviaste” (Jo 17,21). Esta unidade também se confirma no falar uma língua única que todos entendiam em sua língua materna (cf At 2,7-8). Com o espírito Santo os discípulos ganham coragem, fé-alegre, e um conhecimento novo das escrituras.

O Pentecostes é, também, a expressão de um novo nascimento a partir do Espírito, pois o Paráclito edifica o Cristo em suas vidas. Refeitos à imagem do Filho de Deus, são enviados na continuação de sua missão. Já não há medo ou insegurança. As escrituras lhe são claras, e associados ao Espírito Santo podem ser testemunhas da salvação, por isso agora podem se lançar a todos os lugares para anunciar o Reino de Deus.

Para nós da Arquidiocese da Paraíba, este dia em que comemoramos o envio do Espirito Santo à Igreja, é o dia em que fazemos um grande encontro onde se reúnem as forças vivas de nosso povo. Celebramos neste dia de oração a Unidade almejada, ensinada e ordenada pelo Ungido de Deus: “que todos sejam Um” – Um na proclamação de uma única Palavra. Um na celebração de uma só fonte de Amor. Um na vivência de uma só verdade. Uma Igreja particular que á a ação do Espírito Santo, na construção do Reino de Deus. 

Pe. Marcos A. de Araújo (Pe. Marcão) – Extraído do Folheto de Pentecostes da Arquidiocese da Paraíba.