VOCÊ QUE FAZ PARTE DO ECC DE NEVES, ATUALIZE SEUS DADOS E RECEBA INFORMAÇÕES NO SEU EMAIL ***

Editorial


EDITORIAL DE NOVEMBRO/2011
 
Advento – Parte I
Tempo de Preparação para o Natal

A cidade aos poucos começa a ser iluminada para a chegada do Natal. Para nós, cristãos, caminhamos para o Advento que vem nos preparar para o Natal.

Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vi chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento, ouvimos as vozes dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias.

No Concílio Vaticano II, após a reforma litúrgica, o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das quatro semanas.

No advento, nas quatro semanas que antecedem o Natal, as celebrações são de discreta alegria, não se canta o Glória, para que na festa do Natal possamos juntos com os anjos cantarmos este hino com muita alegria, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós.

Vários símbolos do Advento ajudam-nos a viver melhor este tempo. Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento. A luz indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem.

No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela, que simboliza o perdão a Adão e Eva. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. A última vela acesa no último domingo, que antecede o Natal, representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um reino de paz e de justiça.

O Advento também é tempo propício à conversão. É necessário fazermos do Advento um tempo de oração e de balanço de vida.

Advento é tempo de clamar com voz suave: Vem Senhor Jesus!

GRUPO DIRIGENTE (GD) - 2011

=================================================================================


EDITORIAL DE OUTUBRO/2011

Outubro, mês missionário!

Estamos no mês das missões. A origem da palavra missão está em Deus Pai que envia os seus servos a trabalharem e recolherem os frutos. Envia também seu Filho único para salvar a humanidade, restabelecer a paz e a comunhão com Deus e formar uma comunidade fraterna entre os homens. A igreja tem como função realizar a missão de Jesus, ser fiel a doutrina e evangelizar.

A Evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações.

O ECC, que é um serviço da Igreja, em sua primeira etapa tem como missão transformar as famílias em Igrejas Domésticas, formadores na fé, anúncio e vivência do Evangelho, construção do Reino de Deus.

O casal, como Igreja Doméstica, deverá estar revestido de Cristo pois, “Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo” (GI 3,27). Por isso dizemos o “sim” a Deus para evangelizar, utilizando nossos talentos para o anuncio do Evangelho.

Jesus continua realizando sua missão através de nós. Ele nos diz: “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

Ter Jesus no coração e levá-lo ao coração daqueles que precisam.

GRUPO DIRIGENTE (GD) - 2011

=================================================================================


EDITORIAL DE SETEMBRO/2011

Setembro, mês da Bíblia!

A palavra Bíblia significa “Livro” ou “Livros”. Bíblia, Sagrada Escritura, Livro Santo, Bíblia Sagrada, Livro dos Livros, são sinônimos para designar a coleção de livros, escritos em épocas diferentes, por autores diferentes, sob a inspiração de Deus.

O significado que hoje damos a Bíblia tem mudado a nossa relação com a palavra escrita, do contato formal de antes, passamos a utilizá-la de forma muito mais próxima, pessoal e continua. Hoje temos nossa Bíblia pessoal, sublinhamos, marcamos, fazemos pequenas anotações, construímos pensamentos, refletimos sobre o que Deus quer nos falar. Com a palavra oramos, com a palavra encontramos o alento de Deus e por ela nos tornamos pessoas renovadas.

Claro que muitos de nós ainda necessitamos ter uma relação mais profunda com a palavra, mais hoje são muitas as formas de estudá-la e de nos aproximarmos dela; no próprio livro sagrado, nas celebrações diárias da missa, na internet, nas TVs católicas, nos cursos de formação, entre tantos lugares; mais é preciso decidir por ter essa proximidade, e mais do que isso tornar essa proximidade uma renovação de vida.

Por vezes encontramos pessoas que fazem citações bíblicas de capítulos e versículos e achamos que são grandes cristãos, mas na realidade esses atuam como fariseus, citam, pregam, mais negam a palavra com seus atos. Com isso queremos dizer que mais importante do que fazer citações bíblicas é conhecê-las e buscar vivê-las. Para tanto precisamos abrir os nossos corações e desejar profundamente ter uma proximidade com Deus.

Eis o tempo em que à Igreja nos convida a refletirmos sobre a importância da palavra. A palavra que é um dos caminhos para conhecermos nosso Deus; a palavra que é presença de Deus entre nós; a palavra que fortalece nossa fé e que nos orienta para uma prática cristã mais efetiva.

Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra incessantemente seu alimento e sua força, pois nela não acolhe somente uma palavra humana, mas o que ela é realmente: a Palavra de Deus. “Com efeito, nos Livros Sagrados o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala.”
Claro que ser o mês de setembro o mês da Bíblia é só uma provocação da Igreja, é uma motivação para iniciarmos uma caminhada mais profunda, na confiança de que seremos fiéis.

O convite foi feito, a hora é agora, o dia é hoje, só cabe a nós buscarmos conhecer e viver a palavra de Deus.

GRUPO DIRIGENTE (GD) - 2011

=================================================================================

EDITORIAL AGOSTO/2011

Eis um tempo em que se trabalhou muito para Deus.

É assim que podemos definir esses últimos três meses. Após o nosso encontro de casais, a Catedral entrou num movimento de várias celebrações que contou com o empenho e envolvimento de muitos casais do ECC.

O ECC, que é um dos maiores e mais importantes grupos da Catedral Basílica, participou ativamente da celebração de Pentecostes, de Corpus Christi, da peregrinação da Imagem primitiva de Nossa Senhora das Neves e por fim da quermesse da festa que leva o nome da padroeira, porém tudo isso faz parte da nossa missão: ser serviço da Igreja. Assim sendo, foi um período cheio de realizações e alegrias e de muitas missões cumpridas.

É importante destacar o engajamento de todos os grupos do ECC na barraca da quermesse da festa das neves. A alegria de servir foi a marca de todos os grupos, os quais agradecemos o pronto atendimento ao chamado. Além de doar os alimentos e refrigerantes, ir para a frente da Catedral servir com alegria aos noveneiros, também foi uma forma dos grupos assumirem a sua condição de ser Igreja, que diga-se: foi muito lindo.

Agora é a hora de novas missões, novos caminhos de retomarmos o nosso papel de evangelizadores. Iniciando com uma reunião no dia 12 de agosto, para discutirmos a formação das pastorais dos noivos e do batismo, onde se faz premente a presença de todas as pessoas do ECC (casais ou não), interessadas em participar. Dia 18 de agosto teremos nossa I Encontréia, uma forma de reencontro de todos os casais do ECC. Em setembro iniciaremos a formação para a crisma de adultos e vamos nos organizar para o Catecumenato da Eucaristia. Além disso teremos, também em setembro, o SEGUE-ME I, onde somos chamados a servir; e como ninguém é de ferro, teremos o I Festival Neves de Massas, atividade festiva no Sonho Doce Recepções, que será uma forma de reencontro em caráter de lazer.

Isso é o que se apresenta para os próximos dias e, para tanto, é essencial a participação e envolvimento de todos os que fazem o ECC.

Um grande abraço, nos encontraremos na missão!

GRUPO DIRIGENTE (GD) - 2011

=================================================================================


EDITORIAL JUNHO/2011

UM ENCONTRO DE BÊNÇÃOS

“Não estava o nosso coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” Lc 24, 32.

Com este tema foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, o XXXI ECC de Nossa Senhora das Neves.

Fazendo um paralelo entre os casais encontristas e os discípulos de Emaús, eles percorreram nesse final de semana um caminho em companhia de Jesus, cujo destino é a evangelização das famílias, a construção do Reino de Deus.

Agora, o desafio é o de vivenciar a caminhada cristã, na igreja doméstica e na igreja hoje, no mundo de evangelização e de pastoral.

O ECC “surgiu em abril de 1970, da inquietude de um padre (Pe. Alfonso Pastore) que à luz do Concílio Vaticano II, gostaria de ver a Igreja interessar-se aos pais e a família como um todo, da ansiedade de ver as paróquias como centros vivos da animação espiritual, de fraternidade e vigor missionário.”

A Paróquia de Neves é fundadora do ECC na Paraíba, e nos seus 29 anos de existência, renova o compromisso do sacramento do matrimônio, a convivência fraterna (a missa da família — aos sábados, às 18 h) e o engajamento nas pastorais (liturgia, Segue-me e outros serviços).

Ser ECC é ser Igreja e ser Igreja é buscar vivenciar a vida em comunidade, partilhando a palavra, celebrando a comunhão, vivendo as pastorais.

Qual o plano de Deus para os encontristas do XXXI ECC Neves? Eles, como os discípulos de Emaús, já iniciaram a caminhada com o Senhor. Sintam-se acolhidos e façam parte da Catedral Basílica, criem vínculos e vivam uma caminhada de fé aos pés de Nossa Senhora das Neves.

Sejam bem vindos! Que Deus os abençoe! 

GRUPO DIRIGENTE (GD) 2011

=================================================================================
  
EDITORIAL MAIO/2011

Cristo ressuscitou! Vida nova, esperança e otimismo contagiam nossa existência. Imbuídos do Espírito do Ressuscitado nos empenhamos na preparação do XXXI Encontro de Casais com Cristo - ECC Neves, que tem como tema “Não estava nosso coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as escrituras” Lc 24, 32.

Jesus mostra-se presente quando vivemos a partilha e a solidariedade, por esta razão devemos despir-nos de toda e qualquer vaidade pessoal e desenvolvermos as nossas atividades (atribuições) sob o domínio da espiritualidade, com DOAÇÃO, POBREZA, SIMPLICIDADE, ALEGRIA e ORAÇÃO. A fim de que os encontristas tenham a alegria de ter o Encontro com Cristo, Senhor Nosso!

Lembramos que o ECC foi criado com base nos ensinamentos de Cristo, através da evangelização, da vivência, do exemplo e da ação apostólica para a construção do Reino de Cristo.

Assim, tem como missão evangelizadora de solidificar as famílias cristãs, fazendo com que “os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo uma visão do que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.” (Documento Nacional, pg. 13).

“A evangelização do matrimônio da família é missão de toda Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja” (CNBB Doc. 12).

Portanto, da nossa entrega, da nossa doação, da nossa unidade, do nosso verdadeiro amor ao próximo, resultará o verdadeiro Encontro com Cristo, que resplandecerá em toda sua glória.

GRUPO DIRIGENTE (GD) 2011


=================================================================================



EDITORIAL MARÇO/2011

Que Deus nos ajude a compreender a dimensão da santidade em Sua Igreja.

No último dia 17 de fevereiro o ECC-Neves iniciou os Encontros de Formação Litúrgica do ano de 2011, sob a orientação do Padre Rui. O tema apresentado foi SER IGREJA HOJE, onde o seminarista Antonio, convidado para iniciar o tema fez uma profunda revisão bíblica sobre como surgiu a igreja, e os discípulos de Deus para a sua Igreja.

Igreja é convocação, é comunidade em formação para ser luz no mundo, para olhar com os olhos da fé; e é nesse sentido que fomos convidados a pensar a igreja, uma convocação de Deus ao povo escolhido, inicialmente o povo judeu e depois todos nós, a sermos responsáveis por sua obra. Deus nos chama a ser luz no mundo, e quando acendemos uma luz queremos que ela ilumine, e a igreja é instrumento para iluminar outras pessoas, é instrumento que alimenta os fiéis a vivenciar a fé; igreja é a materialidade da relação entre Deus, como a cabeça, e seu povo, como seu corpo; assim a igreja é a chave dada por Deus ao seu povo fiel a viver com Cristo que é centro, “Permanecei em mim, como eu em vós...eu sou a videira, e vós os ramos” (Jo,15, 4-5). Cristo é a essência e a igreja é una com Cristo, e como diz o nosso catecismo, “Ele tem em tudo a primazia” principalmente sobre a igreja, por meio do qual estende seu reino sobre todas as coisas. (Catecismo, 792)

Se a igreja é o meio pelo qual Deus estende seu reino sobre todas as coisas, se somos um em Cristo na sua igreja, qual o nosso papel nessa igreja? Cristo na parábola dos talentos nos apresenta o desafio de colocarmos os nossos dons a serviço do Senhor, é preciso compreender que pelo batismo somos chamados a sermos parte dessa videira, a fazermos parte viva da essência que é Cristo. Se somos chamados a sermos, em Cristo, luz no mundo, a sermos sal na terra, somos chamados  a viver em Cristo, e temos um papel a desempenhar para a ampliação de Seu reino. Podemos nos questionar: que papel temos desempenhado dentro da Igreja? O papel que desempenhamos corresponde ao pleno exercício do talento que Deus nos confiou?

Compreendemos que o exercício de funções na Igreja, que o exercício de atribuições para fortalecer a igreja é a maior materialização da fé em Cristo como essência da igreja; e que o amor, como ato concreto, exige de nós cristãos católicos assumir compromissos na obra do Senhor.

O nosso dirigente espiritual tem nos provocado a ações concretas dentro da igreja de Nossa Senhora das Neves, há serviços que precisam de servos fiéis, a pastoral do SEGUE-ME e o ECC precisam de casais para assumir a coordenação de grupos, a pastoral do Batismo precisa de agentes formadores, da mesma forma a pastoral do dízimo, o nosso pároco quer recompor a pastoral do noivos, entre tantas ações concretas que podemos assumir na Igreja do Senhor, e só para destacar, tais ações são busca de santidade e de reconhecermos a obra do Senhor como algo importante em nossa vida. Se cremos nas promessas de Deus, se queremos ter um mundo melhor, se queremos chegar ao céu, se queremos que os nosso parentes caminhem em Cristo, temos que pegar a nossa cruz e segui-Lo; o caminho é fácil? não! Temos pouco tempo, temos outras obrigações, mais a vida de Cristo, dos apóstolos e do santos da igreja demonstra que contribuir com a obra do Senhor exige doação e sacrifícios, pensemos: como podemos ajudar a consolidar a casa do Senhor?

Como diz São Tiago, “a fé sem obras é uma fé morta quase sem nenhum valor.” Somos chamados a demonstrar nosso amor por Deus levando, pela igreja, sua palavra e sua presença a todos os que precisam.
E que o Espírito Santo nos ilumine.

P.S. – Recomendamos para o estudo em grupo as leituras de :

Apocalipse 7, 4
Isaias – 6,14
Zacarias – 9,11
Lucas – 1, 32
Jeremias -4, 22  - 31, 33
e o Catecismo da Igreja

GRUPO DIRIGENTE (GD) 2011

==============================================================================

EDITORIAL FEVEREIRO/2011

Caríssimos Casais e irmãos em Cristo,

A Paz de Cristo e o amor de Maria, Senhora das Neves.

“Muitos foram chamados poucos foram os escolhidos” essa expressão muito utilizada dentro do ECC exige uma reflexão sobre o seu significado na vida de cada pessoa, de cada casal e de cada família. Como pode? Se fomos chamados fomos escolhidos, não é assim? Nem sempre. Fomos e somos todos os dias chamados por Deus a sermos sua igreja, a sermos exemplo de fé, a viver sobre os princípios cristãos. Nem sempre atendemos a esse chamamento, outras vezes atendemos ao chamamento querendo impor nossas regras, outras tantas vezes fingimos não escutar o chamamento.

Se fomos chamados, como podemos não ter sido escolhidos? Isso nos leva no contexto em que, foi posto por Cristo na parábola do banquete do casamento e o traje da festa. Conforme Matheus, 22, 1 a 14, Jesus fala aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, destaca na palavra que o Rei fez a festa do casamento de seu filho e convida pessoas que não aparecem. Os convidados não respondem ao convite e continuam cuidando de seus negócios, preferem seus trabalhos e outros maltrataram os servos do Rei que foram levar o convite. O Rei fica irritado e manda matar e incendiar a cidade deles, bem como manda convidar a outros que passam pelas encruzilhadas, os servos convidaram os maus e os bons e a exigência do Rei durante a festa é que os que ali estivessem, estivessem em trajes de festa.

Jesus compara o reino dos Céus a uma festa onde há alegria e fartura. Os primeiros convidados são os que não atendem ao chamamento por que estabelecem as coisas do mundo como prioridades. Somos chamados a conhecer a palavra, somos chamados a viver a palavra, somos chamados a profetizar, a sermos sal e luz nessa terra, mas muitas vezes não temos tempo, fraquejamos na fé, priorizamos as coisas menores e sem valor.

Os enviados do Rei podem ser comparados aos profetas, aos que pregam a palavra, aos que levam o convite, lembrem-se que este estarão servindo na festa. É assim muitas vezes quando falamos sobre o Senhor e não somos ouvidos, somos ignorados por nossos irmãos, nos colocamos na condição daqueles servos.

Mas não basta ser convidado, para ir à festa, é preciso estar vestido da túnica nupcial e isso significa o coração puro, revestir-se na caridade, vivenciar a fé. Ora, na parábola o Rei ao entrar e ver os convidados identificou um homem que não estava com os trajes de festa e manda lançá-lo nas trevas. Será que nós estamos nos vestindo do traje de festa? Será que a vestimenta que dispomos hoje, nos permite entrar na festa? Assim não basta ter sido convidado, não basta dizer que é cristão, que é do ECC, para comer do banquete é preciso estar revestido do manto correto.

Todos foram chamados, alguns não atenderam ao convite, outro não foi com a roupa correta, outros são servos fiéis capazes de morrer pelo seu Rei. Assim podemos nos perguntar: Será que temos atendido ao chamamento do Senhor? Com que traje temos nos vestido para entrar na festa? Será que tenho me colocado verdadeiramente na condição de ser escolhido?

Nesse inicio de trabalhos do ECC reflitamos qual é o nosso desafio de pessoa, de casal, de grupo.

GRUPO DIRIGENTE (GD) 2011

=================================================================================

EDITORIAL JANEIRO/2011 

Caríssimos Casais e irmãos em Cristo,

A Paz de Cristo e o amor de Maria, Senhora das Neves.

O ECC de Neves retoma suas atividades para o ano de 2011, fazer com que os grupos e os casais renovem seus compromissos com a Igreja Doméstica e a Catedral Basílica, bem como com as diretrizes e princípios desse serviço da Igreja é o desafio do grupo dirigente (GD) de 2011. Temos muitos desafios e metas, mas o primordial é investir na comunicação, por isso os primeiros atos são de construir uma base de dados como: emails, telefones e outras formas que facilitem o contato entre o GD e os casais. E aí está a grande conquista que o lançamento de um site oficial do ECC e um blog, com essa ação, podemos dizer que o ECC de Neves entrou definitivamente na era da informática.

O site e o blog são do ECC de Neves e dos casais que trabalham nessa missão, assim sendo cada um é chamado a contribuir para divulgá-los e a incorporá-los na sua rotina de visitas on-line. Que essas ferramentas possam ser utilizadas como porta de entrada para suas leituras diárias da bíblia, para que você tenha conhecimento da programação do ECC de Neves, para manter atualizado seus dados e contatos, enfim para que cada casal possa acompanhar a vida do ECC de Neves.

O ECC de Neves completa este ano, 28 anos e você faz parte dessa história. Orar por esse serviço, pelos seus dirigentes, pelos grupos, pelos casais, pelas famílias e por um mundo melhor, deve ser parte da nossa missão, mas também fomos chamados e escolhidos para sermos igreja viva, por isso viver a Igreja doméstica deve ser nossa maior prioridade e educar pelo exemplo - “reze meu filho, veja, seus pais rezam”, “Vamos à missa meus filhos, precisamos rezar juntos”, “seja fraterno e caridoso, veja como seus pais fazem”, essa é a maior forma de evangelização e são compromissos que assumimos quando do batismo de nossos filhos.

Também somos chamados a viver nossa missão na Catedral Basílica, assim devemos identificar, a partir das nossas vocações, como podemos nos integrar nas pastorais da Igreja. Vocês casais, são parte dessa história e como tal são convidados a colocarem-se em serviço, colocarem-se em missão.

Além da comunicação GD/casais, e da proximidade casais/igreja, o grupo dirigente coloca como meta a retomada do ECC como espaço de evangelização, assim serão realizadas encontréias, retiros espirituais, grupos de estudo bíblico, entre outras ações, para que possamos nos aprofundar na dimensão teológica de nossa Igreja.
Para que o ECC de Neves possa crescer como serviço, a sua participação é importantíssima, venha, participe, critique, proponha, ajude, faça a sua parte, ....Muitos foram chamados, mas vocês foram escolhidos.

GRUPO DIRIGENTE (GD) 2011